Atividades de língua portuguesa - bilhete

Apresento para vocês estas Atividades de língua portuguesa - bilhete , um gênero textual muito antigo utilizado como meio de comunicação entre as pessoas.

O mundo da alfabetização existe inúmeras estratégias de escrita e um deles ainda tem enfase e importância como  estas Atividades de língua portuguesa - bilhete.

Uma delas é importante apresentar aos alunos os gêneros textual da disciplina de de língua portuguesa – bilhete .
  
Esta inserção no mundo de alfabetização e escrita, acontece antes mesmo das crianças entrarem na escola.

 Em nossas aulas, principalmente na alfabetização, precisamos criar situações de aprendizagem que levem as crianças a se apropriarem da escrita.

Uma das maneiras é trazer para dentro das escolas as práticas de escrita do dia a dia, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, para que essa escrita tenha sentido e significado.

Ao mesmo tempo em que a criança vai compreendendo a função social da linguagem, sente a necessidade e o desejo de ler e escrever, afinal, aprendemos a escrever essencialmente para nos comunicar com o outro e registrar desejos, ideias e informações.

Um gênero textual que explora a linguagem escrita em nosso cotidiano, que está presente na vida de muitas pessoas e tem significado para as crianças é o bilhete.

Atualmente, mesmo com tantas outras formas e suportes da língua escrita que utilizamos, o bilhete ainda se faz necessário e presente, principalmente na escola.
  
Apresento um sequência didática que elaborei para explorar o gênero textual do bilhete para os  alunos da alfabetização.

Para iniciar a aula é importante apresentar aos alunos as 3 etapas da escrita do bilhete.

Começo: nesta etapa é essencial levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual bilhete. Para isso, vale mostrar diferentes tipos de bilhetes e explorar suas características oralmente.

Fazer intervenções com  perguntas, de forma a auxiliá-los a identificar as características e diferenças em relação a outros gêneros, em quais situações ele se faz necessário, entre outros aspectos.

Meio:  nessa etapa devem ser apresentadas as atividades que serão realizadas pelos alunos, levando em conta a proposta do estudo, as atividades abaixo e os conhecimentos prévios dos alunos, com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências escritoras necessária
Fim: Depois dos passos de exploração, modelização e experimentação da produção de escrita, é hora de saber se a aprendizagem dos alunos foi efetiva. Entregue as atividades em folhinhas separadas ou realizar no caderno.
Depois para finalizar é interessante que os educandos escrevam um bilhete individual para os colegas da sala e depois troquem e leem o que recebeu.
Essa etapa é o momento de avaliar a aprendizagem das crianças, no meu caso em relação à compreensão e ao uso do gênero textual (bilhete).

Vale lembrar que uma sequência didática não é apenas uma coletânea de atividades desconexas ou ligadas apenas pela temática. Ela pressupõe organização, sistematização, intencionalidade na aprendizagem e percurso didático.


alfabetização, bilhete, escrita, Gêneros Textuais, lingua portuguesa,
alfabetização, bilhete, escrita, Gêneros Textuais, lingua portuguesa,
alfabetização, bilhete, escrita, Gêneros Textuais, lingua portuguesa,
alfabetização, bilhete, escrita, Gêneros Textuais, lingua portuguesa,
Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime!Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão.             
© Todos os direitos reservados - @danieducar

Atividades de língua portuguesa - bilhete Atividades de língua portuguesa - bilhete Reviewed by Dani danika on 02 julho Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.