Para dar início a esta aula apresento estas tres atividades de alfabetização -sopa de letrinhas.

Um dos principais objetivos destas atividades de alfabetização -sopa de letrinhas é refletir sobre sistema alfabético da leitura e escrita.

Estas sequencias de atividades são instrumentos úteis durante todo o processo de alfabetização, pois ajuda a criança a avançar na reflexão do sistema de leitura e escrita.

A proposta destas atividades importante para que o indivíduo aprenda os nomes das letras, reconheça-as fora da ordem alfabética e, por fim, tente redescobri-las em palavras.

Reconhecer as letras do alfabeto é etapa fundamental do processo de aquisição da escrita, já que as relações entre os sinais gráficos e os sons que eles representam são o princípio básico de qualquer sistema alfabético

Uma das atividades está relacionada a junção de sílabas para formar novas palavras. Nesta,  busca identificar e comparar os diferentes fonemas da língua, a forma como se posicionam para formar diferentes palavras e estabelecer correspondência entre o som e a representação gráfica das letras do alfabeto

Em uma outra, estão embaralhas as letras do alfabeto, com objetivo de reconhecer as letras do alfabeto e como são organizadas .

Já no caça palavras , estão disponíveis figuras com sílabas simples para serem encontradas no diagrama.

Para avançar no processo da leitura e escrita é necessário que a criança se familiarize criando uma rotina em sala de aula .

Podemos apresentar essa rotina desde do início do ano letivo , momentos que ajudem os alunos conhecer de forma dinâmica o alfabeto.

Vídeos do alfabeto (clique aqui) enquanto as crianças não aprenderem relacionar os fonemas com as letras e também a ordem alfabética) a letra da música utilizada no início da aula para que possam ler mesmo sem saber ler convencionalmente.

Cantigas do alfabeto: Disponibilize também enquanto julgar necessário (enquanto as crianças não aprenderem relacionar os fonemas com as letras e também a ordem alfabética) a letra da música utilizada no início da aula para que possam ler mesmo sem saber ler convencionalmente.

Chamadinhas com os nomes da turma: explore diariamente a leitura dos nomes dos colegas, identificar a letra inicial, buscar e identificar o nome próprio. Outra sugestão valiosa é organizar a fila na ordem alfabética e destacar os ajudantes do dia.

Cartaz do alfabeto : disponibilize o alfabeto em sala de aula de forma fixa (esse alfabeto pode ter a letra em diferentes formatos. Além da letra bastão maiúscula, pode ter a letra bastão minúscula, a letra cursiva maiúscula e minúscula).