Com as atividades de alfabetização - sílabas embaralhadas, é importante que o professor planeje atividades de leitura e de análise das sílabas seguindo a sequência do mais simples para o mais complexo.

Essas duas Atividades de alfabetização - sílabas embaralhadas traz palavras com 2 ou 3 sílabas respectivamente embaralhadas , prontas para organizar e reescrever de acordo com as estratégias utilizadas dos sons iniciais , médios e finais.

O objetivo desta aula é apresentar estas sequencias de atividade para que o aluno possa segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Quando a consciência fonológica foi suficientemente desenvolvida é hora de investir na consciência fonêmica.

Nestas atividades de 1º ano, as palavras formadas por sílabas canônicas (consoante seguida de vogal), além de ser mais fácil, para os educandos do período de alfabetização, é uma das atividades que podem ajudar as crianças a refinar a percepção dos sons e das letras que os representam.

É importante ressaltar antes da apresentação da atividade , que esses pedaços menores em que a palavra foi dividida são chamados de sílaba.

A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

A sílaba é o som que sai da nossa boca de uma única vez quando pronunciamos uma palavra.

Daí a importância de estimular as crianças a: contar as sílabas de palavras e comparar palavras quanto ao número de sílabas; dizer uma palavra maior ou menor que outra; identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba.

Morais, (2012 p. 130-131), afirma que é necessária a realização de atividades que permitam à criança refletir sobre a palavra em sua dimensão sonora, desde o final da educação infantil, pois, a consciência fonológica envolve também a análise de sílabas, de rimas e de palavras dentro de palavras, o que constitui algo bem mais amplo que a consciência fonêmica.