Trabalhar atividades como este Livro do folclore - educação infantil - maternal. valoriza o conhecimento cultural do indivíduo, além de despertar em crianças uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.

Apresentando o livro do folclore - educação infantil - maternal , os alunos desde pequenos, podem encontrar no contato com o folclore muitas respostas para suas inquietudes e ansiedades.

Enquanto recitam, cantam, dançam, brincam e ouvem histórias entre os colegas da escola, promovem-se da melhor maneira possível a dimensão lúdica, afetiva e o encantamento por meio de personagens, narrativas e paisagens muito diversos de nosso país.


Esta  data comemorativa é o saber popular que se valoriza e que se perpetua. 


É impossível falar sobre a história de um país tão grande e diverso como o Brasil, com tantas influências e tradições, sem deter atenção prolongada em seu folclore.

Quem se interessa pelos conhecimentos, crenças e costumes populares atravessa uma fascinante trajetória de aprendizado sobre o legado de uma época ou região, interessa-se também pela identidade cultural, e sai enriquecido por elementos que deram origem ao modo de pensar, sentir e agir de nosso povo.

O folclore brasileiro é marcado por atributos das culturas portuguesas, africanas e indígenas. 

Essa representatividade pode ser flagrada no universo dos provérbios, cantigas e lendas, nos costumes e crenças populares, e também nas brincadeiras, danças e comidas típicas. 

O folclore é a base cultural que expressa e determina o modo de vida de grupos sociais distintos, transferindo de geração para geração, os valores acumulados pelo tempo.


fonte: https://escoladainteligencia.com.br