A rotina diaria escolar na educação infantil - Danieducar

domingo, 22 de dezembro de 2013

A rotina diaria escolar na educação infantil

       A rotina diaria escolar na educação infantil é um elemento tem seu valor pois proporciona à criança o sentimentos de estabilidade e segurança. 
Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimos a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.
A roda da leitura e cantigas é um ótimo momento de acolhimento, pois o professor recebe as crianças, proporcionando sensações de carinho e segurança e de pertencer àquele grupo, aos pequenos que vão chegando. 
Outros momentos preciosos são as brincadeiras com os nomes próprios, parlendas e assim promovendo um verdadeiro "ritual" de chegada. 
Em sala de aula vale tudo, educador organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras.

Também na roda deverão ser feitas discussões acerca dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam participar do planejamento diário. O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração/interação das crianças neste tipo de atividade.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário