Neste Livro do folclore brasileiro - atividades de leitura , apresenta diversos tópicos trabalhados em sala de aula sobre o nosso folclore brasileiro como: o que é o folclore , adivinhas, cantigas de roda , trava línguas , provérbios personagens , brincadeiras , parlendas, músicas folclóricas e crendices.

Embora os aspectos culturais sejam o alvo de maior abrangência no estudo do folclore, muitos são os fundamentos que justificam sua importância dentro das práticas pedagógicas na educação de crianças em formação de caráter e intelecto.

As crianças têm uma forma única de aprendizado e, instintivamente, desconhecem o tom arbitrário dos julgamentos ou a pressa dos acontecimentos, permitindo-se absorver o conteúdo histórico com a ingenuidade e a curiosidade, típicas da tenra idade.

Esse é o melhor momento de introduzir nas práticas pedagógicas, o Livro do folclore brasileiro - atividades de leitura , algumas práticas como as brincadeiras coletivas que tão bem retratam o universo lúdico do folclore.

A melhor maneira de envolver e despertar a curiosidade do aluno para esta data comemorativa tão enriquecedora é criar um ambiente rebuscado dos tempos que o folclore representa, intercalando com os tempos atuais.

Por isso, as cantigas e as brincadeiras, além das histórias contadas com riqueza de detalhes, são atividades aliadas das práticas pedagógicas e exigem do profissional, conhecimento e criatividade extras para motivar e despertar o interesse de seus alunos por universos muitas vezes bem diferentes do seu.