Atividades do folclore - mula sem cabeça - Danieducar

sábado, 10 de agosto de 2019

Atividades do folclore - mula sem cabeça

Trabalhar na educação infantil o folclore brasileiro , é trazer um universo de caráter multicultural.

Frequentemente, professores e alunos deparam-se com a diversidade e discutem sobre o jeito certo de uma brincadeira ou sobre detalhes de um personagem folclórico sem chegar de fato a uma conclusão, culminando em uma aceitação coletiva em prol da consciência de defesa da identidade cultural preservada pela tradição oral.

Pensando e abordar esta temática , trouxe estas Atividades do folclore - mula sem cabeça, que compõem 4 páginas com diferentes abordagens para colaborar com a aprendizagem cultural no processo de alfabetização.

Devemos pensar que o folclore não deve ser abordado somente em sua data comemorativa, símbolo do início de estudos, mas ao longo de um ano, ou sempre que houver a percepção de não entendimento sobre a origem dos povos.

É a escola quem atesta — no conceito de um aluno ainda em formação — a veracidade de fatos relevantes da história.

A escola pode e deve promover eventos culturais, com a participação da família e incentivo ao teatro, à dança, à música ou a qualquer atividade que expresse a importância do resgate cultural, desde que adequada à faixa etária da turma de alunos

As crianças são espertas, atentas e questionadoras por natureza, e podem encontrar no contato com o folclore muitas respostas para suas inquietudes e ansiedades. 

Enquanto recitam, cantam, dançam, brincam e ouvem histórias entre os colegas da escola, promovem-se da melhor maneira possível a dimensão lúdica, afetiva e o encantamento por meio de personagens, narrativas e paisagens muito diversos de nosso país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário