Hoje trouxe para vocês , estas atividades de alfabetização - pré silábico para aplicar em sala de aula com alunos que ainda encontram na hipótese silábica nível 1.

Tais atividades de alfabetização - pré silábico são especiais e devem ser aplicadas com a criança que ainda está em desenvolvimento.


Antes de mais nada o professor deve aplicar uma avaliação diagnóstica para saber quaisos níveis de hipótese de escrita que cada aluno se encontra.

Antes de apresentar estas atividades com alfabeto e vogais, o professor deve ter para definir quais caminhos traçar para seu aluno alcançar.

O objetivo da leitura  é reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita,distinguir imagem de texto e letras de números e compreender o vínculo entre discurso oral e texto.

Uma criança, no nível pré-silábico, usa, para escrever, qualquer letra, em qualquer ordem.

Para a criança neste nível, a palavra escrita pode mudar de significado, dependendo da ocasião, porque está relacionada a seu desejo.

Para ser legível, a palavra tem de apresentar letras variadas.


E ainda mais: a criança ainda não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas em uma palavra.

Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado.

Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos.

Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.


De acordo com as habilidades da BNCC são:

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.



Nestas duas atividades de alfabetização em arquivo PDF , pode aplicar tanto para educação infantil ou para 1º ano, como desejar , dependendo o nível do aluno.

Atividades de 1º ano, Atividades de alfabetização, BNCC, escrita, leitura, Nível silábico, pré silábico, PDF,


Não se cria uma página em qualquer rede social, com atividades de blogueiros. Quer compartilhar? Postem apenas os links das nossas atividades. Cooperem com o nosso trabalho. Denunciem - BLOGUEIROS DA EDUCAÇÃO