O projeto de leitura traz a da mala viajante coletiva . Este projeto apresenta uma função muito importante ,que é propor situações de aprendizagens que aumentem a curiosidade, a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos, transformando o leitor iniciante em um descobridor de conhecimentos escondidos entre as linhas de uma história.
     A leitura é um processo em que o aluno realiza a construção e a compreensão do significado do texto. A leitura fluente envolve a seleção, antecipação, inferência e verificação, sendo o uso dessas estratégias que permite controlar, compreender o que se está lendo.
Um leitor competente seleciona as informações que melhor atendem as suas necessidades. Portanto formar um leitor fluente é formar alguém que interprete, compreenda, identifique informações implícitas e explícitas, que possa estabelecer relações entre os textos lidos. Para formar um leitor competente é necessário colocá-lo em constante leitura.
Por tudo isso, o trabalho com a mala viajante é realizar atividades de  leitura e tem  a intenção de formar leitores competentes e consequentemente bons escritores, pois os registros e ilustrações tem melhor resultados com a prática da leitura, pois ela também estimula a imaginação auxiliando o aluno no momento de escrever e como escrever.
Este projeto de leitura deve ser desenvolvido a partir da Educação Infantil e Ensino Fundamental.