ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA: SINAIS DE PONTUAÇÃO - Danieducar

sábado, 11 de maio de 2019

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA: SINAIS DE PONTUAÇÃO

Nestas duas atividades de língua Portuguesa podem ser aplicados em sala de aula desde os anos iniciais e trabalhados como análise linguística e semiótica . Estas atividades de Ortografiasobre pontuação espera-se que os estudantes utilizem adequadamente os sinais de pontuação para produzir individualmente na modalidade oral (por meio de entonações) e na modalidade escrita (por meio da identificação de pequenos excertos de poemas) frases com intencionalidades específicas, classificando-as conforme a pontuação utilizada.

O motivo para a existência dos sinais de pontuação consiste em trazer para a língua escrita as complexas configurações de pausas, entonações, ritmos e melodias que marcam a língua falada, constituindo efeitos de sentido adequados para o contexto em que os textos são produzidos. Portanto, alguns alunos podem encontrar dificuldades no momento de transcrever essas complexas marcas da língua falada para a língua escrita. Ao encontrarem barreiras para compreender onde se localiza o começo e o fim das orações, os alunos poderão sentir dificuldades em empregar sinais de pontuação que demarcam pausas sonoras entre as orações e que ditam o ritmo e melodia que permitem transformar a língua escrita em língua falada. 

Assim, os alunos podem utilizar aleatoriamente pontos finais ou vírgulas sem uma relação direta desses sinais com suas funções, simplesmente porque sabem que, em uma frase, a presença de tais sinais é obrigatória para poderem chamar de frase aquele conjunto de palavras organizadas, mesmo que ainda não tenham descoberto a real utilidade de cada um desses sinais de pontuação. 
Por sua vez, as dificuldades de identificar e empregar corretamente os sinais de pontuação podem comprometer a interpretação textual de modo que efeitos de sentido podem ser perdidos ou mesmo mal compreendidos durante a leitura.

As habilidades alinhados a BNCC:

EF04LP05 :Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.





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