Gênero Textual: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - Danieducar

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Gênero Textual: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

No gênero textual de historia em quadrinhos pode ser apresentado desde o início da alfabetização, pois traz historias engraçadas e divertidas, e dá a criança o prazer de criar e inventar histórias através da leitura de imagens. Nele aborda diferentes temas e compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo.
As HQ são compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
O objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.

Neste tipo de textos há algumas características marcante como :
  1. diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
  2. Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário