GÊNERO TEXTUAL :NOTÍCIA DE JORNAL - Danieducar

quarta-feira, 15 de maio de 2019

GÊNERO TEXTUAL :NOTÍCIA DE JORNAL

Este cartaz da turma da Mônica, apresenta o gênero textual, com notícias de jornal. 

Este portador de leitura é presente no nosso cotidiano, pois para encontrá-lo basta folhearmos algumas páginas do jornal, conectamos com o mundo das notícias. 

É sobre a notícia que estamos falando e, como você sabe, cada gênero possui um objetivo ao estabelecer a comunicação entre os interlocutores (pessoas envolvidas na fala ou na escrita), e o referente a esta modalidade é a informação sobre acontecimentos ligados à sociedade em geral.

Um detalhe de extrema importância que devemos estar atentos é sobre o tipo de linguagem estabelecida, ou seja, identificarmos se ela é formal ou informal, se há a participação do emissor (a pessoa que escreve ou fala) no sentido de emitir algum tipo de opinião, entre outros aspectos.

 A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada. 

É importante ressaltar que em um jornal é composto de:
  •  O título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.
  • Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.




Um comentário: