O Gênero textual :Reportagem, é um dos gêneros textuais do universo jornalístico, e todos os textos que habitam nesse universo têm como principal missão informar. 

Por cumprir uma tarefa tão importante, do Gênero textual : Reportagem desempenha uma função social e deve estar sempre a serviço da comunicação. 



A reportagem é uma atividade de Língua Portuguesa que tem como objetivo, noticiar um assunto pontual, algo que esteja acontecendo, por exemplo, no dia de hoje. 

A reportagem pode escolher como tema um assunto que faça parte da realidade das pessoas e que seja de interesse de uma comunidade.

A reportagem apresenta uma estrutura textual mais elaborada, por isso ela geralmente é um texto maior do que a notícia. 


A notícia precisa ser objetiva, nela o repórter não tem compromisso com o jornalismo opinativo. 


Na reportagem, ao contrário do que é feito na notícia, o jornalista pode utilizar os discursos direto e indireto, intercalando seu ponto de vista com o ponto de vista de testemunhas, entrevistados ou especialistas sobre determinado assunto. 

É claro que a objetividade é um recurso desejável, afinal de contas, trata-se de um texto não literário, mas é possível observar que na reportagem o assunto é abordado a partir de um ângulo pessoal e, por esse motivo, ela é assinada por quem a escreveu.


Podemos dizer, portanto, que a reportagem vai além da notícia, pois apresenta elementos mais sofisticados, além de dispor de variados recursos linguísticos.


 Pode apresentar levantamento de dados e uma análise sobre eles. 

Por esse motivo, a reportagem demanda maior tempo e dedicação de quem a escreve.