LEITURA COMPARTILHADA : LEITÔMETRO - TERMÔMETRO LEITURA - Danieducar

sexta-feira, 17 de maio de 2019

LEITURA COMPARTILHADA : LEITÔMETRO - TERMÔMETRO LEITURA




O momento da leitura tem suas diferentes modalidades: 

  • leitura pelo professor,
  •  leitura pelo aluno, 
  • leitura compartilhada, 
  • leitura para apresentar aos outros.
 Ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias.

A leitura compartilhada, realizada  pelo aluno em sala de aula deve ganhar destaque .

Neste caso do leitômetro,  leitura torna -se  uma atividade central da aula, que ocorre semanalmente e, com isso, os professores têm mostrado aos alunos sua importância. 
As crianças podem conhecer diversos gêneros textuais, escritores e suas obras, valorizar diferentes estilos e apreciar textos de qualidade, previamente selecionados pelo professor, que compartilha com elas os critérios de sua escolha.
A leitura compartilhada ou colaborativa - é aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - Transformar o aluno e leitor principal cria condições para que as estratégias de atribuição de sentido (sejam relativas à mobilização de capacidades de leitura, ou utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de comportamentos leitores) sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando, dessa forma, que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal. 

A leitura compartilhada precisa ganhar mais espaço na escola com o intuito de dar aos alunos um modelo de leitor (o professor) e promover o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido.
Nesta atividade semanal , os alunos realizam a leitura compartilhada com os colegas da sala, seja um poema, fábula, conto de fadas entre tantos outros gêneros ... e ao final da leitura pintam um livrinho da "estante" da atividade em anexo.
Já comecei o meu. E você? 








Nenhum comentário:

Postar um comentário