Na atividade de leitura - desafio junino é uma leitura prazerosa e divertida pois o aluno deve estar atento aos detalhes que acontece na cena.

O objetivo principal desta atividade de leitura: desafio junino é trazer a reflexão a leitura das frases com ilustrações da Turma da Mônica e preencher as lacunas.

Então através da observação do professor , mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de escrita.

Para organizar e selecionar as questões que envolvem leitura é preciso saber o que as crianças devem saber até esse momento na alfabetização.

No processo de alfabetização, as crianças já devem ter avançado nas questões de compreensão da base alfabética e que já tenham avançado em sua fluência leitora, ou seja, que eles:

· Utilizem diferentes estratégias de leitura (de seleção, antecipação e verificação) para reconhecer a escrita em textos.

· Que compreendam antecipadamente o que está escrito, refletindo sobre o sistema de escrita.

É através destas pequenas frases é que a criança traça sua estratégia de leitura.

Aos poucos, se estende e se consolida ao longo de todo o processo de alfabetização.

Mas podemos já no primeiro ano encontrar crianças que ao final do ano sejam leitoras fluentes.

Também há leitores que ainda não leem com autonomia.
A sugestão é que dependendo do nível da aprendizagem do aluno, pode aplicar as atividades como este desafio.

Assim a criança aos poucos cria domínio na leitura e descobre o prazer de desvendar o que está escrito.

Ensinar a ler é dar condições para o aluno resolver problemas que lhe permitam avançar como leitor e escritor, confrontando-se com textos desde o início da alfabetização.

Nestas duas propostas de atividades de leitura o professor propõe a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.

Enfim, a leitura deve estar presente em todo o processo de alfabetização, como atividade permanente e em destaque no planejamento do professor alfabetizador.