Atividades com sinais de pontuação - piadinhas para pontuar - Danieducar

sábado, 1 de junho de 2019

Atividades com sinais de pontuação - piadinhas para pontuar

Estas atividades de língua portuguesa, são duas piadinhas curtas para que os alunos com a leitura pontuem corretamente e faça depois a rescrita . Nesta atividades para 4º ano ,espera-se que os estudantes utilizem adequadamente os sinais de pontuação para produzir individualmente na modalidade oral (por meio de entonações) e na modalidade escrita (por meio da identificação de pequenos excertos de poemas) frases com intencionalidades específicas, classificando-as conforme a pontuação utilizada.
O motivo para a existência dos sinais de pontuação consiste em trazer para a língua escrita as complexas configurações de pausas, entonações, ritmos e melodias que marcam a língua falada, constituindo efeitos de sentido adequados para o contexto em que os textos são produzidos. 

Portanto, alguns alunos podem encontrar dificuldades no momento de transcrever essas complexas marcas da língua falada para a língua escrita. Ao encontrarem barreiras para compreender onde se localiza o começo e o fim das orações, os alunos poderão sentir dificuldades em empregar sinais de pontuação que demarcam pausas sonoras entre as orações e que ditam o ritmo e melodia que permitem transformar a língua escrita em língua falada.
Assim, os alunos podem utilizar aleatoriamente pontos finais ou vírgulas sem uma relação direta desses sinais com suas funções, simplesmente porque sabem que, em uma frase, a presença de tais sinais é obrigatória para poderem chamar de frase aquele conjunto de palavras organizadas, mesmo que ainda não tenham descoberto a real utilidade de cada um desses sinais de pontuação.
Por sua vez, as dificuldades de identificar e empregar corretamente os sinais de pontuação podem comprometer a interpretação textual de modo que efeitos de sentido podem ser perdidos ou mesmo mal compreendidos durante a leitura.

As habilidades alinhados a BNCC:

EF04LP05 :Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.




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