Muitos alunos possui infelizmente ,pouco contato com o livro de receitas da família, que antigamente era a relíquia e o queridinho da mãe ou da vovó.

As atividades de Língua portuguesa - festa junina , traz justamente este gênero tão rico e útil em nossa vida que é a receita para trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino fundamental.


A receita é um gênero textual composto de duas partes bem definidas: ingredientes e modo de preparo, que, por sua vez, podem ou não vir indicados por títulos.


Na primeira parte, encontra o subtítulo :relacionados os ingredientes com  as quantidades necessárias para realizar a receita. 

Essas quantidades vem descritas em unidades de medidas, como: gramas, mililitros, litros, xícaras, colheres, pitada, entre outras. Este conteúdo é excelente para explorar as atividades de matemática com grandezas de medidas.

Já no outro subtítulo é composto pelo  modo de fazer a receita .

Nele pode explorar os verbos quase sempre se apresentam no modo imperativo.
Essa parte do passo a passo, indica a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita.

Dentre os objetivos para aprendizagem desse tipo de gênero textual, estão:


  • Capacidade de identificar o portador textual, finalidade e função de leitura de um texto instrucional ou receita;

  • Compreender e interpretar diferentes tipos de textos;

  • Apropriar – se das características centrais desse gênero textual para poder produzir textos desse tipo.

A receita culinária é um texto instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. 

Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.


Depois de explorar sobre este gênero textual, é importante apresentar as crianças variedade gastronômica típicas do Norte e Nordeste,  e outros países.


As atividades de Língua portuguesa festa junina traz  compreensão sobre o texto e atividades divertidas como caça palavras e lista de palavras utilizadas como estratégias de leitura. 


De acordo com as habilidades da BNCC:



EF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").