A avaliação de matemática: para 3º ano é o instrumento importante para averiguar o nível de aprendizado que o aluno se encontra para o nível escolar frequentado.

Mas não é só avaliar com conteúdos de escrita, e não deve priorizar apenas o resultado ou o processo.

Na avaliação de matemática: para 3º ano é colocar em prática a investigação,para que o professor esteja atento na observação e verificação do aprendizado do aluno, ao longo do ano escolar. 

Seja quais forem : na sua participação na oralidade, das atividades propostas, na dificuldades em realizar algo que ainda não esteja ao seu alcance.

Avaliar além de tudo , é um termômetro de como está sendo o desenvolvimento de cada conteúdo trabalhado.

Também é um objeto para ser um facilitador na verificação de métodos mais didáticos para aplicação do conteúdo.

Ao mesmo tempo, é fundamental uma observação cotidiana e atenta do percurso dos alunos.

Nestas avaliações com conteúdos de matemática, tem como avaliar os conhecimentos numéricos, de cálculos entre outros e acompanhar o seu desenvolvimento nos procedimentos matemáticos e com ela o próprio aluno poderá analisar as suas dificuldades.

Esta avaliação diagnóstica de alfabetização possui conteúdos específicos para os alunos do 3º ano.

Os conteúdos desta avaliação são:
  • sistema monetário;
  • cálculos de adição e subtração sem reservas;
  • situação problemas;
  • sólidos geométricos
  • material dourado representando as centenas;