Para aplicar estas atividades de alfabetização - alfabeto - recorte e cole, para crianças o professor deve propor uma sequência de aulas e retomar as letras e os sons das letras do alfabeto.

Nestas atividades que trago a vocês hoje, compoem 7 folhas me tamanho A4 , em arquivo digital PDF para baixar gratuitamente.

Distribua as folhas já grampeadas juntas , e depois de retomar as letras e sons do alfabeto, dê a folhinhas com as imagens separadas para que o aluno pinte e recorte.

Em seguida peça para que recortem as imagens e cole em na letra que corresponde ao mesmo som inicial.

O objetivo destas atividades de alfabetização - alfabeto - recorte e cole de reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala e identificar fonemas e sua representação por letras.

Assim ao proporcionar este momento em reconhecer as letras é o primeiro passo para aprender a ler e escrever.

É comum as crianças demonstrem curiosidade sobre as letras que formam o seu nome e suas palavras preferidas, como nomes dos animais, das cores, dos pais…

Algumas aprendem as letras muito rapidamente, enquanto para outras o aprendizado depende de mais estímulos e repetições.

Interessante é aprender com as letras móveis, na formação dos nomes próprios (com auxilio do crachá- quando necessário) das organização das letras em ordem alfabéticas, junção de sílabas entre outros jogos lúdicos.

As crianças aprendem melhor através de brincadeiras e atividades lúdicas. 

Diferentes recursos e estímulos ajudam a tornar o aprendizado menos mecânico, assim estimulando o cérebro de maneiras diversas e promovendo um desenvolvimento mais completo.

Há muitas maneiras de apresentar as letras para uma criança. Em cada idade, o aprendizado se dá de uma maneira diferente, e por isso os estímulos também devem mudar ao longo do tempo.

O que ajuda nesse processo é saber como ensinar o alfabeto de forma lúdica e divertida!