A Leitura de pequenos textos - alfabetização - parlendas , pode ser trabalhada na sala de aula para desenvolver as habilidades de leitura e escrita diariamente, acompanhando sistematicamente, pois é preciso reconhecer e dar importância à complexidade do aprendizado e sua efetivação.

Pensei em aplicar esta Leitura de pequenos textos - alfabetização - parlendas , ao longo do ano, com os alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental, já que a maioria das parlendas são curtas e conhecidas , facilitando a leitura em voz alta para a turminha ouvir e aprender e finalizando com um Sarau e com o leitômetro.

Tornar a criança leitora , traz uma autonomia e o desenvolvimento da aprendizagem, mesmo que ela já saiba e só lê para a sala como sabe.

De acordo com o PCNs , a escola deve viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. 


ÁaáIsso inclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade.

Ler para a criança diferentes tipos de histórias narradas, livros, revistas, figuras, rótulos, embalagens, vive em um mundo letrado, brinca de ler, e escrever, tem a noção desse mundo em suas diferentes apresentações, é preciso estender esse conhecimento na sala de aula.

Essa rotina de leitura, enriquecidos com textos variados , deve abranger diferentes portadores de textos, dando destaque e  utilidades para cada um ,possibilitando a interpretação de cada texto, aprender a criar seus próprios textos, modificar, reescrever, decifrar, para que seja capaz de fazer a intermediação e a interação entre o que é ler e escrever.

Trazer para a sala de aula , como estas parlendas para trabalhar a leitura pode ser usado pelos professores com o intuito de trabalhar o aprendizado do aluno.

Preparei estas 20 parlendas para que o aluno realize a leitura e que pode auxiliar e desenvolver o processo de leitura da criança que pode der trabalhada em diferentes momentos.

Uma das estrategias de leitura é selecionar os textos e distribuir para que a criança analise a leitura e depois realize -a de forma compartilhada com os colegas ( ler em dupla, ler em voz  alta para todos, ler para a professora...).

O processo de alfabetização do aluno cobra a aplicação de diversas atividades para estimular a escrita e a leitura.

Trabalhar a leitura em sala de aula, pode apresentar aos alunos, brincadeiras de pular corda com parlendas, atividades de alfabetização, leitura de textos, pode ser aplicada para alunos de diferentes classes, tudo varia de acordo com o nível de aprendizado de cada um.

Estes aquivos digitais estão em PDF para baixar e imprimir e prontinhas para usar em sala de aula.

Confira outras opções de textos aqui e não deixe de imprimir os modelos que você tenha gostado.

Projeto de leitura - mala viajante