Sabemos
que a Avaliação Língua Portuguesa 3º ano ainda é considerada fora dos processos
de ensino e aprendizagem em muitas escolas.
De fato o
ato aplicar a Avaliação Língua Portuguesa 3º ano com os alunos deve ter o
principal foco, observar a experiência realizada em sala a fim de reorientá-la
para produzir o melhor resultado possível.
Essa avaliação de língua portuguesa ensino fundamental
possuem
duas páginas que abordam os seguintes temas: escrita espontânea de palavras com
dificuldades ortográficas, texto e interpretação de uma fábula, sinais de
pontuação, reescrita de texto com paragrafação, pronome, classificação das
sílabas átonas e ordem alfabética.
A avaliação de lingua portuguesa 3o ano ensino fundamental devem ser utilizadas como prática
avaliativa neste caso, deve ser revista para não ser mais usada com finalidade
classificatória ou seletiva, e sim com propósitos diagnósticos e inclusivos.
Como avaliar na prática?
Uma das
formas de colocar isso em prática é usar a avaliação como um espelho para que a
escola, os professores e que os alunos voltem o olhar para si mesmos buscando
transformações das suas práticas.
Esqueça a história de usar provas e trabalhos só para
classificar a turma, pois avaliação é hoje, recorrer a diversos instrumentos
para fazer a garotada compreender os conteúdos previstos.
Para garantir o desenvolvimento
ao longo do ano o professor deve dar importância da avaliação diagnóstica inicial para o
planejamento e enfrentar os desafios de garantir a aprendizagem de todos
os alunos, sem exceção.
Sabemos que existem diversos instrumentos para analisar o
desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de
aprendizagem.
A combinação de vários recursos para mensurar o aprendizado é
a principal garantia do ensino eficiente.
A avaliação formativa ou contínua, indica a prática de
examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula:
produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos.
Esta prática pedagógica faz a diferença porque é o elo entre
o ensino e a aprendizagem e torna o docente corresponsável pelo processo.
A reflexão sobre o próprio desempenho é um meio eficiente
para o aluno aprender a identificar e corrigir seus erros. Nesse caminho, o
papel do professor é essencial.
Outro fator importante é realizar um trabalho constante ao
longo do ano para saber a melhor forma de lidar com os diversos níveis de
aprendizagem em sala de aula.
Em síntese o importante é entender que
avaliar não consiste somente em fazer provas e dar nota, avaliar é um processo
pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, buscando corrigir erros e
construir novos conhecimentos.
© Todos os direitos reservados -
@danieducar
Avaliação Língua Portuguesa 3º ano
Reviewed by Dani danika
on
22 novembro
Rating:

Nenhum comentário: